terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Polönia - agora com fotos!

Olá pessoal!
Tudo bem por aí?

Aqui fica cada dia melhor! Cada dia que passa entendo umas duas ou três palavras a mais de polonês e a minha comunicação aumenta no mesmo ritmo! 
Por falar em comunicação, agora sim tenho fotos pra mostrar pra vocês! É que a esperta aqui conseguiu esquecer o cabo da máquina em São Pedro, e até então estava tentando achar alguém que tivesse uma máquina/cabo/cartão/leptop com entrada pra cartão igual o meu, ou pra comprar... e nada! Mas hoje pediram pra eu tirar fotos do dia dos avós no Kindergarten e eu mexi na máquina deles e vi que o cartão era igual o meu! (Só o cartão né, porque a máquina deles é beeem mais chique! Hehe) Mas aí, fui pensar como que eu podia pedir emprestado pra eles a máquina e o cabo, já que ninguém fala inglês... até que foi mais rápido que eu pensava! (tô ficando boa na mímica) o problema veio depois... Me emprestaram a máquina, o cabo, o computador e a chave da sala da diretora onde tava o computador... chegando lá, quem disse que eu conseguia entender aquele PC??? Acho que a diretora pensou que eu fiquei lendo todos arquivos dela, de tanto que demorei! Mas que nada, tava só tentando baixar as fotos... mas... consegui!!! 
Então, quem quiser dar uma olhadinha nas fotos dessas primeiras três semanas (mesmo quem não tem Orkut ou facebook) é só clicar nos seguintes links:
Cracóvia-Auschwitz-Birkenau  http://www.facebook.com/album.php?aid=325795&id=549500498&l=9da982d06a

Stargard Sczeczcinski (“minha” cidade)  http://www.facebook.com/album.php?aid=327340&id=549500498&l=cd81ec1609

Praia na Polônia  http://www.facebook.com/album.php?aid=323231&id=549500498&l=75798dea22

Berlim  http://www.facebook.com/album.php?aid=327351&id=549500498&l=97648ad4c5

Trabalho no Kindergarten  http://www.facebook.com/album.php?aid=327369&id=549500498&l=d54b021008

Trabalho/Casa no Orfanato  http://www.facebook.com/album.php?aid=327388&id=549500498&l=d31bfdbc45

Procurei colocar o maior número de informações nas fotos (by Wikipédia/guias dos free walking tours), mas qualquer dúvida podem perguntar! O que eu não souber (e a Wikipédia também não) vou me informar... hehe
Depois quero colocar uns videozinhos das crianças do kindergarten também... tão bonitinho... mesmo sem entender uma palavra!!!

Bom, obrigada Deise, Marlon e Cassi pelas explicações! Embora eu ainda ache que não precisava dar banho pra aumentar a fome desses pimpolhos... eles já comem exageradamente sem banho mesmo!!! E eu não tava delirando não, mudou o termo mesmo, não se usa mais portador de necessidades especiais e sim pessoa com deficiência e com necessidades educacionais especiais... entendido?

Bom, essa semana foi bem agitada por aqui! E se dizem que todo mundo tem seu minuto de fama, essa foi a minha semana de fama!!! Rsrs A começar pelo cara tirando fotos na Yoga pra revista da academia (ta certo que essa aí é melhor não considerar né, porque com certeza ele deve ter me cortado da foto! Não consegui ficar em nenhuma daquelas poses de cobra não sei o que, gato não sei o que lá... Mas, depois disso, foram lá no Kindergarten fazer uma entrevista comigo e a Bruna para um jornal da cidade... e, na volta da Alemanha, tinha uns caras fazendo uma pesquisa, então eles chegaram em nós pra perguntar porque estávamos indo para Szczcecin... aí a gente explicou por que e eles “nossa, nossa, Brasil! Que fantástico! Vamos fazer uma reportagem!” E nos filmaram e tudo... hehe Disseram que íamos aparecer no programa deles, da TV Alemã RBB, caso alguém veja... rsrs (eu só queria era ver a tradução do que eles vão falar sobre nós... hum).

E aqui continuo no mesmo ritmo... comida, comida, e mais comida! Quem me conhece melhor sabe que só tem (ou tinha) uma coisa que não me desce... LEITE... pois é gente, to tomando leite todos os dias aqui! (Não adianta dizer que não! hehe). No geral as comidas deles são muito boas... e muito gordurosas! Os doces são especialíssimos! Todos os dias nos dão pelo menos umas duas ou três variedades de doces... Mas as vezes tenho algumas surpresinhas neh... dois dias já prometeram me levar uma “surpresa”... e levaram! Um dia era pepino e pimentão em conserva (beem forte, pra comer cedo da manha...) e no outro... hum... pão com banha!!!!! Quem diria hein Bianca... rsrs Vamo que vamo... (ainda bem que não entendo as balanças daqui, se não já ia estar em depressão  ). Bom, mas o que mais me impressiona é que esse povo não toma água!!! Ou é chá, ou café, ou sopa, ou água com aquele suco de framboesa que eles colocam em tudo (inclusive na cerveja)... Aí eu passo todo dia tomando água... e eles me dizem que eu sou muito saudável!!!! Rsrs Ah, eles bebem bastante álcool também... não interessa a hora que tu entra no trem/ônibus, pode ser 7h da manha, meio dia, 16h, 20h... sempre tem um monte de gente fedendo a álcool!!! Talvez seja por causa do frio... não?

Por falar em frio... não sei se eu já tinha me acostumado ou o que mas tava achando tudo as mil maravilhas... mas essa semana resolveu voltar a esfriar mesmo! E nevar! Então, pela primeira vez aqui fiquei gripada... mas faz parte... até porque não muda nada mesmo... eles andam na chuva e na neve como se nada tivesse acontecendo!!! Até vamos na pracinha com as crianças quando ta nevando! Logo quando cheguei pensei que isso fosse impossível, mas, não é! Então... nunca mais fui pro trabalho só com uma calça!!! É pra congelar, na certa... Quanto a temperatura pra falar a verdade eu nunca vejo... no dia que cheguei só vi que estava -18C... Depois de uns dias tava 0C, -1, 1... mas não vi mais... vou voltar a olhar!

Bom, quinta passada fomos numa gruta de sal que tem aqui em Stargard com alguns adolescentes aqui do orfanato... é muito lindo o lugar! Depois fomos andar de patins no gelo e, depois, comer, claro! Cachorro-quente (que não tem NADA a ver com o nosso!) e chocolate-quente... na neve... e ainda me dizem que não dá pra sair no frio depois de tomar coisa quente porque entorta a boca!!! Aqui eles não sabem dessas coisas não...

E sexta fomos pra Berlim! Eu, a Bruna, a Marcela e a Kelsi (chinesa que ta aqui em Stargard)... tava muito bom! Mas MUITO frio! E a Alemanha é outro lugar que tem comida boa hein! Mas lá acho que tive mais “choques-culturais” que aqui na Polônia! Que pessoal mais doido!!! Bom, nas fotos vocês podem ver alguns lugares que fomos... Berlim é realmente uma cidade muito interessante... que tem uma “história” muito atual... Adorei conhecer! Adorei o preço dos tênis lá também! Hehe Ficamos até domingo... (deu 2h30 de trem de lá até aqui... e custou 10 euros a passagem).

Hoje foi a comemoração do Dia dos Avós no Kindergarten (creche). O data mesmo é dia 21. Foi muuiito legal! (vocês podem perceber isso pelas fotos!) Os vovôs participam mesmo! Teve várias apresentações, danças... e comida, claro! As crianças estavam bem faceiras porque estavam ensaiando pra esse dia desde antes de eu chegar aqui... e fazendo cartõezinhos, lembrancinhas... ah, inclusive a decoração fui eu que ajudei a fazer! To ficando habilidosa com trabalhos manuais hein... hehe Mas acho que eles não gostam muito do meu serviço nessa parte não, porque eu nunca consigo me entender muito bem com a tal da cola! (ou goma arábica... rsrs).

Se tudo der certo nessa quinta vamos para Praga... (sim, não vou trabalhar nem quinta nem sexta... eu tenho ou não tenho sorte com os meus chefes??? Rsrs).

Tenham todos vocês um excelente resto de semana também!
Beijos e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário