terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Duas semanas na Polônia!

Boa noite!

Espero que todos aí estejam tão bem quanto eu estou aqui... Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelos emails :D Muito bom receber notícias daí (todos emails falavam do calor hehe).

Bom, demorei um pouquinho pra voltar a escrever porque não queria tirar conclusões (tão) precipitadas sobre os poloneses... Mas sim, agora já posso concluir que realmente são um povo muito acolhedor! Até demais eu diria! As vezes me sinto o “novo bichinho de estimação”deles... hehe Porque eles me carregam pra tudo que é lugar e querem me mostrar pra todo mundo! Mas isso é bom... Brasileiro é bem quisto aqui 

Nessas primeiras duas semanas (que passaram voando!!!) até aprendi a caminhar na neve (e isso não é fácil!!! Parece que você está andando no limo... é bem escorregadio!), sempre lembrava do Emerson Tolio (e se eu cair e quebrar um braço??? Hehe) Acho que eles odiavam sair comigo no início, porque eu andava MUITO devagar... Mas, agora que eu já tava pegando o jeito... acabou a neve!!!!! Há quem diga que vem mais...

Bom, recém agora to entendendo quem é quem, quem faz o que, quem manda em quem, e quem manda em mim!!! Imagina só... quase ninguém fala inglês... Mas eles fazem de tudo pra me entender... e eu eles... e já demos várias risadas... dá cada confusão... Mas já to com o polonês na ponta da língua: “Nie mówię po polski!” (Não falo polonês) é o que eu mais digo aqui... rsrs

No primeiro final de semana levaram eu, a Bruna e a Marcela (as outras duas brasileiras que estão aqui) para a praia... conhecemos duas praias... mar báltico... LINDAS! E neste último final de semana fomos para a Cracóvia – quase 12h de trem daqui, mas valeu a pena, a cidade é maravilhosa! No outro dia fomos a Auschwitz e Birkenau conhecer os antigos campos de concentração nazis... é impressionante! Indescritível... Onde a crueldade humana pode chegar? Desde então tenho sonhado bastante com esse lugar, com a caminhada da morte... Pra mim só por isso já valeu a vinda até a Polônia!

Fora isso estamos tentando conhecer melhor a cidade aqui também... hoje mesmo fizemos um tour por aqui, com um guia do museu... E o prefeito mandou até um kit pra mim e pra Bruna com uns souvenirs da cidade! Stargard Szczecinski é uma cidade pequena, tem 72.000 habitantes (ok, bem maior que São Pedro! Hehe), mas é muito bonita e já foi uma das cidades mais importantes daqui... Tem uma das igrejas mais antigas da polônia e uma das maiores da Europa... Aliás, o que mais tem é igreja aqui! E são muito bonitas... Também já fomos pra Szczecin (407.000 habitantes) e leva mais ou menos uns 40min de trem daqui, mas ficamos a maior parte do tempo no shopping...

O meu trabalho é excelente! To adorando estar com as crianças... no início até me dava uma sensação de pânico quando eles vinham falar comigo, falavam, falavam, falavam e eu não entendia nada! Agora que eu aprendi umas 5 ou 6 palavras chaves em polonês e descobri que geralmente o que ele querem é coisa simples (dizer que acabaram de comer, que querem ir no banheiro, que o colega bateu neles, etc etc) tudo ta bem mais fácil! E eu chego a sonhar com o Pani Pani Pani Bianca... (tipo, tia Bianca...). Como disse no outro email trabalho em 2 lugares... De segunda a quarta trabalho no Kindergarden, que é uma creche, a minha turma tem 30 alunos de 4/5 anos. Ali trabalham comigo duas professores e uma auxiliar de limpeza (que é a única que entende um pouco de inglês). É muito bom lá! As crianças tem uma programação bem variada... tem aula de música, de ginástica, de inglês (comigo e outra prof daqui), e quase todos os dias tem uma “atração”diferente, tipo, vai gente tocar piano, gente falar sobre os tipos de instrumentos que existem, etc... Dia 21 de janeiro é dia dos avós aqui, então passamos essas duas semanas preparando cartões, musiquinhas, apresentações e tal pra eles... Ah, as vezes também vamos passear na rua... como eu nem imaginava que isso pudesse acontecer eu sempre ia com pouca roupa (pq lá dentro é muito quente), mas aí no primeiro dia que saímos pra passear eu já peguei uma gripe... não é fogo segurar aquela criançada na neve!!!!

Quinta e sexta eu trabalho aqui no orfanato onde eu moro... eu também adoro estar aqui! Mas é completamente diferente do Kindergarden... Aqui as crianças não tem muita ocupação... só os brinquedos (que são bastantes!) e a TV... Como eu havia dito antes, aqui é muito grande! Tem 5 andares... eu moro no andar das mães adolescentes... no início elas eram bem ríspidas comigo (pelo menos a cara era ríspida neh rsrs) mas agora até me respondem o Oi quando eu dou oi pra elas!  E aqui eu trabalho com os pequenos... tem uma pequena de 8 meses que ta aprendendo a andar... só ela já basta pra me dar um cansaço! Mas tem mais uns 10 de 1, 2 e 3 aninhos... Já no primeiro dia me colocaram a trocar fralda... gente, que experiência! A primeira fralda a gente nunca esquece hehe eu coloquei virada neh  Aí a mulher mandou eu tirar e colocar de novo... tudo bem... a gente aprende... Depois ela pediu pra eu dar banho nuns... se eu soubesse tinha trazido biquíni! Que loucura!!! Mas aquele dia foi especial... eles tem uma banheira aqui toda moderna, com aquela cromoterapia e tal para as crianças com deficiência (li em algum lugar que não se usa mais portadores de necessidade especial, alguém sabe me dizer é verdade? Bem, Tb não sei como eles chamam aqui na Polônia), mas enfim... aí me mandaram dar banho nos “meus” junto com o gurizinho que já tava na banheira... nossa senhora... que loucura!!!! Eu fiquei ensopada neh! Mas beleza... depois fomos dar o almoço... e até agora eu não entendo porque eles pedem pra dar o banho antes do almoço, porque eles se sujam demais comendo!!! Depois lavamos eles no tanque e vai todo mundo pro piniquinho... é bem engraçado (pra mim neh... rsrs), é um pinico de cada bichinho, fazem fileirinha... e vem aquele cheirinho... rsrs Depois do serviço pronto, hora de dormir!!!!! A gente coloca eles nuns sacos (literalmente!), coloca uma musiquinha e fica fazendo carinho... normalmente eu sinto vontade de dormir bem antes que eles  Esses dias pediram pra eu e a Bruna ir passear cada uma com um... Nossa senhora! Que terror!!!! Fomos na pracinha (cheia de neve) e ficamos os 4 ensopados!!! Claro que depois eles não queriam voltar pra casa neh... abriram o berreiro... hehe A minha vontade era chorar Tb... rsrs Mas to aprendendo, to aprendendo...

A noite sempre achamos alguma programação, geralmente com as duas alemãs que moram aqui no orfanato também ou com os dois chineses que moram no Caritas com a Marcela, ou com o pessoal daqui mesmo... Já fomos no pub, no karaokê (que é muito comum aqui), no boliche, andar de patins no gelo... até na Yoga já fomos! E resolvemos começar justamente no dia que tinha um cara tirando umas fotos da aula pra colocar numa revista... foi cômico... uma hora eles se atracaram a falar comigo e eu não entendi nada, aí soltei aquela minha frase básica (Nie mówię po polski) e todos fizeram uma cara de espanto!!!! Tive que rir... Realmente, o que que eu tava fazendo ali??? Mas foi legal... (tirando a dor no outro dia)
Resumindo, to adorando tudo aqui! Já me adaptei maravilhosamente bem! Inclusive ao clima... a única coisa que ainda estranho é que aqui 16h30 já é noite... e quase nunca vemos o sol...

Ah, o pessoal aqui come muito, muito e muito doce!!! Sempre que nos convidam pra comer alguma coisa (mesmo que seja almoço ou janta) é doce! No mercado tem prateleiras e mais prateleiras de chocolate, bolo, bolacha recheada, waffer, sorvete, iogurte... e salgado??? Qse nada!!!! (Menos de 1m!!!!), esse povo tem q ser muito diabético, não é possível!!!!

Ainda bem que a comida no kindergarden e aqui no orfanato é muito boa! Sempre, sempre, SEMPRE tem batata.... rsrs Mas acho que ate agora não comi nada que eu não tenha gostado aqui... A única coisa que eu não gosto é quando eles me entopem de pepino e pimentão as 10h da manha!!! É dose... mas vamos lá neh...

Bom, ainda tem muita coisa que eu queria falar  Mas vai ter que ficar pra próxima... se não ninguém vai ler nada mesmo...

Fiquem com Deus...
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário