domingo, 16 de janeiro de 2011

LATE LATE LATE

Quero começar pedindo desculpas pros meu colegas de time pelas duas semanas sem postagens e jurando que vou pagar punishment por isso ushausuahsu!!

Bom aqui na Polônia as coisas não são muito diferentes do que no Brasil! Pelo menos na minha percepção, mas mesmo assim posso citar muitos choques culturais:

1) Festas: aqui pode - se afirmar que as pessoas saem à noite por DIVERSÃO (dançar e beber, por exemplo) muito diferente do Brasil que, no fim das contas, (não gosto de generalizar) a diversão é outra. Os homens e as mulheres dançam muito nas festas (esse povo é doido por música eletrônica), dançam muito, muito diferentes de nós. Nessa parte tive dois choques, o primeiro foi que tive que me acostumar com a maneira que eles dançam(estranhei muito, vou fazer um vídeo), o último choque foi uma cabeçada que tomei no supercílio de uma menina que estava dançando.

2) Comida: não sou fresco para comida, porém REPOLHO CRU não me agrada. Cheguei aqui e a princípio comi apenas fast food até me estabilizar na casa, conhecer a cidade etc.. Em uma das oportunidades de comer fast food fui ao Kebab’s sem saber muito bem o que era. Cheguei lá com meus amigos e pedi um grande com tudo que tinha direito (não tinha entendido muito bem o que era, na verdade, eu não sabia o que era cabagge) quando recebo o pedido descobri que kebab é uma espécie de massa aberta com todos os tipos de REPOLHO que existem no mundo kkkkkkk! Como pedi um completo tinha ketchup junto. Comi tudo! O choque é que estou sentindo muita falta de feijão, arroz, bife e suco natural. Tenho procurado muito, mas não encontro feijão em lugar algum.

3) Compras: as roupas e comidas aqui são extremamente baratas comparadas a Santa Maria, hotéis também. Os vendedores aqui não sabem conquistar o cliente, por exemplo, perdi o trem de Berlim para Szczecin no natal (minha mala explodiu..., mas isso é outra história) então fui para o hotel mais próximo da estação de trem.

Cheguei lá e disse: Please, the worst bedroom. How much is it?

O atendente: 11 euros,room shared with 8 people, BUT we don’t have lockers anymore! (porra eu também nao)

Eu disse: What is the second worst?

Resumindo: o cara me ofereceu um muito caro.

Eu: Hey! Look to me! I’m poor student, I don’t have money(junto com aquela cara de cachorro sem dono)

Ele me olhou no grão do olho, respirou fundo(pausa dramática) e disse:

SO?! Kkkkkkk (quase rachei rindo na frente dele)

No fim paguei mais caro, e sai completamente humilhado de lá. Heheheheh

Por enquanto é isso. Quero apenas destacar algumas coisas que aprendi aqui, e que não teria aprendido se não estivesse no intercâmbio. Aprendi que não importa onde você esteja, quem você é, que língua você fala ou sua cor e orientação sexual sempre existirão pessoas que mesmo não sabendo o que você precisa irão te ajudar da forma que podem. Aprendi que você pode conhecer muito de muitas coisas, e estar certo em tudo que sabe, mas quando você se depara com alguém de uma cultura diferente tudo que você sabe pode estar errado para esta pessoa. Então entendi que algumas coisas são como são e você tem que compreender que algumas pessoas pensam diferente de você, mas não por isso um de vocês está errado. Perdi o medo que tinha das pessoas, por incrível que pareça sou muito sociável aqui(e quero ser mais). Aprendi que tenho que aprender o máximo de línguas que eu conseguir porque é muito frustrante estar junto de alguém e não poder conhecê lo apenas por ser ignorante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário